domingo, 10 de julho de 2011

#TDC2011 Maior evento técnico poliglota

 The Developers Conference 2011, um evento organizado pela Globalcode
O que dizer de um evento que conseguiu reunir os mais variados grupos de usuários e profissionais das mais diversas tecnologias? O que dizer de um evento em que um desenvolvedor de uma determinada tecnologia, com conta no twitter, não pode simplesmente mencionar nem 2% das pessoas com as quais ele fez algum networking por extrapolar os tradicionais e limitados 140 caracteres dessa rede? O que dizer de um evento em que a timeline de qualquer seguidor de qualquer participante, seja palestrante ou congressista, ou mesmo seguidor da hashtag #TDC2011, explodia mensagens tornando quase impossível acompanhar, ler, replicar ou mesmo respondê-las?

Idéias, conceitos e tecnologias foram apresentadas pelos mais empolgados profissionais para congressistas ainda mais animados e atentos. Várias correntes de pensamento, muitas tecnologias e diversas tribos. Mas, o que fica é uma das mais antigas necessidades do homem: a necessidade de se socializar, de se ambientalizar e participar de alguma comunidade. Chamam agora de networking.

E como tudo isso funcionou? novamente através de técnicas e ações que também fazem parte de histórias do passado da humanidade: delegação, confiança, competência e mobilização.

Simplesmente não dá pra citar nomes de pessoas e nem de empresas que estiveram de alguma forma envolvidas nesse evento. Não dá nem pra citar em especial nenhum trabalho apresentado. Todas as pessoas e empresas nesse evento tiveram o seu papel e importância e o desenvolveram com muito afinco, competência e dedicação. Todas as apresentações certamente alcançaram o nível esperado pelos congressistas e todos os palestrantes se entusiasmaram com o tamanho e o nível da sua platéia.

Mas, pelo menos convém citar a empresa idealizadora de tudo isso: a Globalcode! Convém também agradecer os seus fundadores, na pessoa de Vinícius e da Yara Senger e agradecê-los. Idealizaram mas delegaram! E a idéia fluiu com competência entre os colaboradores. E os participantes confiaram nas competências e todos se mobilizaram para tornar esse o maior evento poliglota de tecnologias do país.

Parabéns a todos!